O vitiligo é uma doença cutânea na pele que não pode ser transmitida através do contato com uma pessoa que possui esse problema.

A melanina é a substância responsável pela pigmentação da pele e é produzida na epiderme (a primeira camada da pele). Com a redução do número de melanócitos, que são essas células existentes na epiderme, a perda da pigmentação se torna o ponto crucial no aparecimento de manchas brancas por várias partes do corpo.

• pele-com-vitiligo
    Pele com Vitiligo
    Grande parte dos pacientes com vitiligo não manifesta nenhum sintoma além do surgimento de manchas brancas na pele.
  • Pele com Vitiligo
    O dermatologista é o profissional mais indicado para realizar o diagnóstico e tratamento do Vitiligo.

As manchas são bem visíveis, irregulares e possuem tamanhos diferentes.

A deficiência dessas células não gera nenhum risco maior à saúde, mas os cuidados são imprescindíveis, principalmente a partir da exposição ao sol que, no entanto dá acesso a complicações. Uma evolução desse problema pode gerar inclusive o câncer de pele.

Não há possibilidade de recomendar um tratamento sem antes realizar o diagnóstico da pele, verificar o local de manifestação, o tempo da doença, a associação com outras doenças autoimunes e a idade do paciente, porque casa caso é individual e o tipo de tratamento depende desse resultado.

Em grande parte dos casos são utilizadas pomadas a base de corticóides, mas se estágio da doença estiver avançado é possível que o tratamento seja direcionado para a fototerapia, que estimula a pigmentação da pele.

O avanço de técnicas para os tratamentos, oferece um leque de opções que podem seguir com: laserterapia, microfototerapia, despigmentação, transplantes, etc.

A alimentação tem alguma influência no vitiligo?

Uma alimentação saudável proporciona benefícios para a saúde em geral.

Grande parte dos casos de vitiligo é derivada de um problema genético ou de alguma deficiência no sistema imunológico do organismo, sendo assim a má alimentação não é o fator determinante para o surgimento da doença, mas as vitaminas podem ajudar a diminuir as substâncias tóxicas.

Quais são os tipos de vitiligo?

As manchas na pele podem surgir em várias partes do corpo. São classificadas em:

Simétrico: Atinge os dois lados do corpo.
Assimétrico: Atinge apenas um lado do corpo.
Segmentar: Atinge apenas uma área segmentar do corpo.
Circunscrito: Atinge uma área pequena do corpo.
Universal: São manchas mais escuras.
Congênito: São manchas de nascença.
Generalizado: Atinge 90% do corpo.
Ocular: Atinge a retina do olho.