As olheiras são resultados de três fatores que agem conjuntamente. A ação do depósito na pele de melanina (pigmento que dá cor à pele) somada à microcirculação local causando o escurecimento da região e a atrofia da gordura infrapalpebral.

Como a pele abaixo dos olhos é muito fina, o conjunto de vasinhos acaba se evidenciando. As olheiras são mais frequentes em pessoas de pele morena que produz maior quantidade de melanina.

  • pele-com-olheira
    Pele com Olheiras
    O médico mais indicado para diagnosticar a causa e o tratamento para eliminar as olheiras é o dermatologista.
  • Pele com Olheiras
    O tratamento para Olheiras varia de acordo com o fototipo do paciente, resistência à dor e das características gerais.

Tratamento

Infelizmente não existem tratamentos curativos, mas, muitos podem melhorar seu aspecto.
Cremes anti-olheiras para melhorar a circulação local e diminuir o depósito de pigmento podem resolver o problema, mas muitas vezes não são suficientes. Associados a esses cremes, existem substâncias calmantes e nutritivas que melhoram o aspecto da pele local.

A vantagem é que a luz intensa pulsada não remove o tecido e nem prejudica a pele da região, agindo somente sobre o pigmento, com rápida recuperação.

Outra vantagem é que sua ação estimula a derme a formar um novo colágeno. Para amenizar a coloração das olheiras também podem ser realizadas sessões de Erbium Yag, laser que promove evaporação da célula e remove o excesso de pigmento. O laser fracionado também pode ser utilizado promovendo o rejuvenescimento da pálpebra e melhora da flacidez, tônus e bolsas, além do escurecimento.

Peelings também podem ser empregados nestas áreas onde substâncias químicas promovem a troca de pele local, estimulando a formação de uma nova pele saudável.
Preenchedores a base de ácido hialurônico também pode diminuir a depressão causada em olhos mais encovados, diminuindo o aspecto de olheiras.