A hiperidrose é o excesso da secreção de suor

O suor é um fator natural que controla a temperatura do corpo em diversas situações, principalmente na prática de exercícios físicos ou quando estamos em algum ambiente com forte calor. Porém as pessoas que tem esse problema sofrem com uma transpiração violenta, não apenas nas situações citadas acima, mas diariamente em sua rotina normal, no trabalho, em casa, e também quando há descontrole de fatores emocionais.

• pele-com-Hiperidrose
    Pele com Hiperidrose
    Pessoas com hiperidrose podem suar mesmo quando a temperatura está baixa ou quando estão descansando.
  • Pele com HiperidroseO tratamento para suor excessivo causado por hiperidrose costuma ser clínico ou cirúrgico.

O resultado desse suor em grande quantidade gera desconforto social, visto que as pessoas normalmente ficam com a camiseta manchada, os cabelos molhados e até mãos escorregadias.

A hiperidrose não é uma doença grave, e pode ser classificada em 02 tipos:

primária e secundária.

A do tipo primária ocorre quando há uma disfunção do sistema nervoso e não tem uma causa definida e a secundária ocorre quando há excesso da produção do hormônio tireoidiano ou quando há ondas muito fortes de calor.

As glândulas sudoríparas são responsáveis por regular a temperatura do corpo e eliminar substâncias tóxicas. Sendo assim a hiperidrose é uma alteração nesse processo natural do corpo e ocorre com mais freqüência em regiões onde possuem essas glândulas, como axilas, mãos, pés, a parte frontal do rosto e nuca.

A pele é uma camada importante no nosso corpo e quando surgir qualquer alteração, deve ser tratado o quanto antes, para ficar livre do desconforto e ter uma vida mais saudável e mais feliz.

Qual a diferença de hiperidrose e bromidrose?

Muitas pessoas pensam que se trata do mesmo problema, mas a bromidrose trás forte odor causado pela decomposição de suor. Não está relacionada à “falta de banho”, pois não depende da higiene pessoal, mas sim da produção bacteriana no organismo.

Como é feito o tratamento de Hiperidrose?

Há vários tipos de tratamentos para eliminar a hiperidrose.
A primeira tentativa para eliminar a produção em excesso de suor é o tratamento clínico feito a base de desodorantes mais potentes e adstringentes. Em um segundo estágio os cuidados podem ser tomados a partir da aplicação de toxina botulínica, que é a mesma aplicação feita em rugas. A diminuição de suor é considerável e tráz resultados satisfatórios depois de aproximadamente cinco meses de tratamento.

Se as opções não surtirem o efeito desejado, o paciente é encaminhado para a cirurgia. O processo é mais delicado e tem todas as fases de recuperação que uma cirurgia normal promete. A simpatectomia é feita na região da coluna com pequenas incisões de cada lado do tórax. Os médicos que fazem esse tipo de tratamento são cirurgiões torácicos ou cirurgiões vasculares.

Para saber mais sobre Hiperidrose, assista o vídeo abaixo: